Fita de borda: o que é, diferenças e qual escolher para seus móveis

  • Postado em: 5 June 2019
  • Por: Eduardo

Aqueles que pensam em móveis planejados normalmente são cativados pela qualidade e beleza dos acabamentos. É exatamente nesse ponto que a fita de borda se encaixa. Afinal, no universo da marcenaria, a fita de borda é requisitada porque garante um acabamento preciso, elegante e de qualidade.
 

Se você quer entender como elas são produzidas e de que forma utilizá-las nos seus móveis sob medida, continue neste post. Aqui você vai entender melhor sobre a fita de borda, qual o melhor tipo para os seus móveis e conferir outras dicas sobre o assunto, então fique atento!

 

Resultado de imagem para fita de borda para moveis

Fita de Borda em PVC e ABS

A fita de borda é um material de acabamento que pode ser encontrada em dois tipos. O primeiro deles é composto em policloreto de vinila (PVC), já o segundo é de acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Ambos os modelos possuem uma vantagem sustentável: são totalmente recicláveis e biodegradáveis. Além disso, também possuem boa resistência e baixa densidade.
 

Apesar das semelhanças, existe um elemento que os diferencia. A fita de borda feita em ABS alimenta a combustão, oferecendo sérios riscos em locais com materiais inflamáveis. A fita de borda confeccionada em PVC, por outro lado, não oferece esse risco.
 

Existem algumas outras vantagens da fita de borda em PVC: além de não alimentar a combustão, ela permite uma colagem mais rápida e a dispensa cortes antes da colagem.
 

Ademais, ela possui alta durabilidade, não permitindo que lascas do material se soltem facilmente e protege os móveis da umidade e outros impactos. Porém, as duas não deixam a desejar quando se trata de acabamento e, por isso, proporcionam um ótimo resultado.

Outras características

No mercado hoje em dia, além da composição, existem diferentes cores para fitas de borda. Com verniz e realces metálicos, os detalhes das fitas remetem às características da madeira in natura, mas também podem ser feitos de vários materiais, inclusive de vidro. Além disso, você pode encontrar a peça em várias espessuras, podendo se adaptar a qualquer projeto de móvel sob medida.

 

 

Imagem relacionada 


 

Que cuidados devo ter?

As fitas de borda são impressas e revestidas com vernizes de acabamento contra os raios UV. Sendo assim, requerem o mesmo cuidado que recebem os painéis revestidos, por exemplo. Ademais, por serem resistentes a umidade, não necessitam de cuidados específicos além dos já destinados a móveis em geral.  
 

Para conseguir bons resultados, além de bons materiais, é necessário ter cuidado com a mão-de-obra na hora da montagem. Pesquise por profissionais que já conheçam os tipos de materiais e como irão utilizá-lo para esse tipo de aplicação.
 

Além disso, é preciso se atentar à limpeza dos restos de cola, a colagem criteriosa e o refilo delicado são alguns dos critérios de avaliação do serviço desses profissionais.
 

Por fim, a fita de borda serve para agregar sofisticação ao design dos seus móveis e consequentemente da sua casa. Com ela você pode não só ter um acabamento bem feito de seu móvel, como também o visual ideal e proteção extra.

 

Você sabe a diferença entre MDF, MDP e compensado? Ou quais são as principais opções de acabamento para MDF? No blog da Madeiras do Brasil você pode conferir esses e outros post muito bons sobre o universo de casa, móveis e decoração. Não fique de fora das novidades!