Químicos para madeira: conheça os principais e como usá-los

  • Postado em: 25 March 2020
  • Por: Anônimo (não verificado)

Apesar de a madeira ser resistente, na maioria das vezes é necessária a utilização de alguns químicos para conferir mais durabilidade e proteção ao material contra certos “inimigos”. Por isso, se você está planejando utilizar madeira em algum projeto da sua casa e quer entender um pouco mais sobre o assunto, confira aqui os principais tipos de químicos e suas propriedades.

 

Verniz

O químico mais tradicional para dar acabamento à madeira é o verniz. Ele age como uma película sobre a superfície, oferecendo resistência ao sol e à umidade e proteção contra fungos e cupins. Isso, claro, dependendo do verniz escolhido. 

Podendo ser encontrado tanto à base de água quanto em solvente, a principal diferença entre as opções disponíveis no mercado está na diversidade de acabamentos. Isso porque enquanto o verniz à base de solvente conta com algumas tonalidades, o à base d’água é totalmente incolor. Além disso, a durabilidade do verniz à base de thinner ou aguarrás tende a ser maior. Entretanto, vale ressaltar que o cheiro é forte, por isso não é recomendado o seu uso perto de pessoas alérgicas. 

 

Stain

Similar ao verniz, o stain também dá acabamento às peças de madeira. Porém, o stain não cria uma película na peça. Além disso, geralmente vendido em acabamento acetinado ou fosco, mesmo suas versões com brilho não refletem tanto quanto o verniz. Dessa forma, ele é caracterizado por simplesmente realçar o aspecto natural da madeira. 

Ademais, existem dois tipos do químico no mercado: o preservativo, que age como um fungicida sobre a peça, e o de acabamento, que não conta com essa proteção extra. Vale ressaltar também que utilizar o produto faz com que a madeira não se desgaste com o passar do tempo.

 

Corante para madeira

Se você quiser alterar a cor da madeira, uma boa opção é optar por corantes ou tingidores de madeira. Ideais tanto para o uso interno quanto externo, eles podem ser usados sozinhos ou misturados com o verniz. 

O diferencial aqui fica por conta da variedade de cores e do alto poder de tingimento, que faz o produto render muito. Sendo assim, se você quiser disfarçar o desbotamento de móveis mais antigos ou mudar completamente a cor deles, esse produto é ideal. Por fim, sua secagem é rápida secagem e o poder de aderência é alto. 

 

Tinta para madeira

Apesar de muitas tintas poderem ser usadas na finalização de uma peça de madeira, existem tintas específicas para pintura de móveis e outros projetos realizados com esse tipo de material.  Portanto, ao optar por elas, você garante um acabamento diferenciado e com garantia de qualidade para o projeto em questão. Além disso, elas podem ser encontradas numa gama imensa de cores e diversas opções de acabamento.

Viu que não faltam opções para proteger e dar acabamento para madeiras? Se você gostou do artigo, confira este post onde mostramos o protagonismo do MDF, um produto derivado da madeira, nas paredes! Você também pode assinar nossa newsletter e acompanhar as novidades e ofertas das nossas lojas.