Como manter sua marcenaria higienizada e segura durante a pandemia?

  • Postado em: 29 April 2020
  • Por: Anônimo (não verificado)

Com o crescente aumento nos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, muitas empresas estão tomando medidas para manter a segurança de seus funcionários. O home office é uma dessas alternativas, porém nem todos os tipos de segmento podem adotar essa prática. A marcenaria é um deles. 

Por isso, para não prejudicar seu negócio e continuar trabalhando com segurança, é preciso adotar cuidados essenciais para exercer as atividades sem chances de se contaminar. Portanto, listamos aqui os procedimentos que você deve adotar em sua marcenaria. Confira:

Como a Covid-19 é transmitida?

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão da Covid-19 se dá pelo contato de uma pessoa doente com outra por meio de: 

  • aperto de mão;
  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro.

Além disso, o contato com o vírus pode ser feito por meio de objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, equipamentos compartilhados, etc. Como em marcenarias as pessoas dividem, na maioria das vezes, o mesmo espaço e também alguns equipamentos, o potencial de contágio pode ser ainda maior. Portanto, seguem alguns cuidados básicos de higiene que não devem ser ignorados:

1. Não utilize os calçados que veio da rua no local de trabalho.

2. Higienize as mãos antes de começar a trabalhar

3. Higienize superfícies (mesas), equipamentos de trabalho e objetos pessoais (telefones, luvas e máscaras) antes e após o uso.

4. Use máscaras durante todo o tempo de expediente, atentando-se a não passar a mão nela durante o uso;

5. Lave as mãos frequentemente por, no mínimo, 20 segundos, e promova essa prática no ambiente de trabalho. Veja aqui um cartaz da Anvisa explicando como fazer da forma correta

6. Coloque higienizadores de mãos em locais de destaque no local de trabalho, assim como em áreas compartilhadas. Certifique-se de que os recipientes sejam recarregados regularmente.

7. Informe sobre as boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado, ou com um lenço de tecido ou papel, ao tossir e espirrar. Estes materiais devem ser descartados ou higienizados imediatamente.

8. Aconselhe o aumento de distância entre um funcionário e outro de, no mínimo, dois metros. 

9. Informe a seus funcionários que, caso apresentem tosse leve ou febre baixa (37,3°C ou mais), eles devem permanecer em casa.

10. Recursos que são utilizados com frequência, assim como matérias-primas, devem ser guardadas em um local apropriado. Evite deixá-los perto de bancadas. Isso poupa a perda de tempo com deslocamentos.

Ademais, espalhe cartazes informativos sobre os sintomas da doença no ambiente de trabalho para que os funcionários entendam a diferença entre a Covid-19 e outras doenças respiratórias. Um exemplo abaixo:

Esse cartaz pode ser baixado clicando aqui. Além disso, o site do Ministério da Saúde conta com informações sobre a doença, onde também podem ser consultadas outras orientações. Por fim, não esqueça de se proteger, por você e por todos a sua volta. Esse momento pede cautela para que, o mais rápido possível, a vida e as atividades da sua marcenaria voltem ao normal.