Guia prático de limpeza para proteger sua casa e seus móveis

  • Postado em: 29 April 2020
  • Por: Anônimo (não verificado)

O novo coronavírus (Sars-CoV-2), que causa a Covid-19, obrigou muita gente a reforçar os hábitos de limpeza pessoal, mas também os da casa. Com isso, uma série de dúvidas podem surgir: quais produtos são mais eficazes para matar o vírus das superfícies? Com qual frequência preciso limpar a casa? Como isso deve ser feito?

Para sanar essas dúvidas e te ajudar a manter os hábitos corretos de higiene no seu lar, listamos neste post tudo que você precisa saber para manter sua casa segura e livre de contaminações. Confira:

 

Quais produtos posso utilizar para limpar a casa?

Antes de qualquer coisa, saiba o que pode ou não pode ser utilizado na limpeza. Afinal, a falsa sensação de limpeza que alguns produtos trazem podem colaborar com a proliferação do vírus. Veja a lista dos produtos indicados logo abaixo:

  • água sanitária;
  • desinfetantes em geral;
  • limpadores multiuso com cloro;
  • álcool de limpeza (líquido, com concentração 70%);
  • álcool isopropílico;
  • detergente;
  • sabão.

Como higienizar móveis de MDF?

Para higienizar os móveis de MDF, faça uma mistura com água, aproximadamente 3 copos, 1 colher de álcool e um pouco de sabão de coco líquido. Borrife a solução num pano branco e limpo, de preferência algodão, pela superfície do móvel. Para finalizar, lave o pano em água corrente, retire o excesso de água e passe novamente em todo o móvel.

Em painéis de textura fosca, a limpeza e os movimentos devem seguir sempre o mesmo sentido. Na horizontal ou vertical, nunca em movimentos circulares. Na limpeza, nunca use esponjas duras – o atrito pode danificar o acabamento. Um pano limpo, umedecido levemente, dá conta da maior parte das limpezas.

 

Como higienizar a casa?

Para limpar o piso (cerâmica ou porcelanato), utilize desinfetante a base de cloro. O álcool 70% puro e o detergente neutro diluído em água também podem ser utilizados nos pisos laminados e vinílicos. Já nas superfícies, isso irá depender. Em móveis com revestimentos mais frágeis, assim como em superfícies enceradas ou envernizadas, um pouco de água e sabão neutro já promove a limpeza. 

Para limpar objetos ou locais frequentados por várias pessoas e que têm contato com a parte externa da casa, como maçanetas, produtos com cloro e álcool ou até mesmo água e sabão são efetivos. O que irá mudar nesse caso é a frequência da limpeza, que deve ser feita sempre após o uso.

 

Quantas vezes por semana devo limpar a casa?

A limpeza básica, que é varrer e passar pano pelo piso, assim como nas superfícies mais usadas pelos moradores, pode ser feita uma vez ao dia. 

Se você está mantendo o isolamento e não há circulação de pessoas pelo ambiente, não faz sentido higienizar o tempo todo. Nesse caso, manter a rotina normal de higienização (uma vez por semana, de preferência) já é o suficiente.

Entretanto, se há pessoas que continuam trabalhando fora ou em áreas de risco, a limpeza precisa ser reforçada e feita mais vezes na semana. Nesse caso, também é interessante separar uma área da casa para deixar sapatos, roupas e objetos que podem estar contaminados antes de entrar para os demais cômodos. Lembrando, claro, de higienizá-los assim que possível.

 

Tem diferença entre o álcool e outros tipos de desinfetante?

Depende. Como foi mencionado, alguns tipos de móveis e equipamentos eletrônicos são sensíveis ao uso dos desinfetantes mais comuns. Portanto lembre-se de usar água e sabão em móveis com acabamentos especiais e álcool isopropílico para higienizar aparelhos eletrônicos, por exemplo. Além disso, o produto nunca deve ser colocado diretamente sobre a superfície. Logo, passá-lo com um pano é o jeito certo.

No mais, os outros produtos mencionados são efetivos na higienização porque conseguem quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e, consequentemente, matá-lo. No caso do álcool, é preciso que ele tenha 70% para higienizar as superfícies, sendo a versão líquida a mais recomendada.

O que você achou deste artigo? Se ele foi útil, não deixe de acompanhar outras novidades como esta em nosso blog, além de assinar o formulário abaixo para receber novidades em primeira mão.