Seu móvel de MDF molhou? Saiba como resolver!

  • Postado em: 7 February 2019
  • Por: admin

Algumas ações emergenciais podem salvar seu móvel. Saiba quais são elas

 

Um problema que pode prejudicar a estrutura de uma peça em MDF ou até comprometer o móvel é o contato excessivo ou prolongado do material com água ou umidade. Apesar de certos tipos de MDF possuirem resistência a líquidos, a madeira é um material que não está imune a sua ação.

Dessa forma, quando uma chapa é molhada ou exposta a umidade, as fibras da madeira a absorvem. Consequentemente, isso causa inchaço no MDF e, após um tempo, fungos começam a deteriorá-lo.

Entretanto, o que pouca gente sabe é que dá pra tomar algumas atitudes emergenciais que podem diminuir consideravelmente os danos causados pela água. Por isso, continue lendo este texto, pois daremos dicas do que fazer se seu móvel de MDF molhou e como evitar que isso ocorra novamente. Confira!


O que fazer?

 
Caso o seu móvel já tenha sido molhado, não é garantido que ele ficará igual a antes. Entretanto, é perfeitamente possível amenizar o estrago. Para isso, use papel ou tecidos com propriedade absorvente no local onde a água bateu. Faça isso o mais rápido possível pois, quanto mais rápido você agir, menor será o dano ao móvel.

 Logo após, coloque um ventilador ao lado da estrutura que foi molhada. O ar fará com que a umidade se disperse sobre as chapas de MDF, auxiliando a remover a umidade. Além disso,  secadores de cabelo também podem servir para essa situação.

Nesse caso, entretanto, é preciso passar o ar nas placas para frente e para trás. Afinal, o líquido que bate no móvel pode causar rachaduras e até deformá-lo por completo caso fique concentrado em um único ponto.

 
Local de instalação do móvel

      

Para evitar que imprevistos como esse ocorram novamente, é fundamental que o ambiente onde o móvel será instalado seja protegido da umidade. Portanto, locais em que há torneiras e encanamentos, como banheiros, cozinha e área de serviço, precisam de atenção especial. Dessa forma, as paredes devem ser checadas periodicamente para evitar quaisquer infiltrações. Além disso, se for preciso, utilize vedantes nos móveis próximos às pias. Por fim, é importante não estender tecidos molhados nos móveis feitos em MDF.


 
MDF resistente à água?

    

Para evitar episódios como esse e a perda do seu móvel, uma boa alternativa é optar por chapas hidrorrepelentes. Conhecidas como MDF Ultra, Ultra Premium ou Super MDF, a depender do seu grau de repelência, elas se diferenciam dos demais tipos de matérias primas porque recebem tratamento químico durante a fabricação. Isso as torna repelentes e menos suscetíveis ao desgaste após um longo período. Por isso, elas são ideais para áreas onde há teor considerável de umidade.

A impermeabilização também pode ser feita melhorando as propriedades do MDF. Esse procedimento é feito por meio de revestimentos como os laminados melamínicos. Aliados a um acabamento de qualidade, eles trarão a resistência necessária para o MDF suportar a umidade. Utilizar o MDF revestido nas duas faces e com aplicação de fitas de borda nas laterais também aumenta a proteção do móvel contra umidade, pois reduz as superfícies diretamente expostas da fibra da madeira.
 
Por fim, outra solução de impermeabilização é utilizar químicos como o verniz, stain e resina acrílica. Eles dão acabamento ao mesmo tempo em que agem no interior da peça, atribuindo ao material proteção contra fungos, por exemplo. Entretanto, tais procedimentos são recomendados para tipos específicos de móvel e ambiente. Essa avaliação precisa ser feita por um marceneiro, que dirá com exatidão qual alternativa é a melhor para o móvel a ser instalado em cada cômodo da sua casa.

Agora que você já descobriu como recorrer a um móvel de MDF que molhou e alternativas de impermeabilização, compartilhe esse post com quem já passou pelo mesmo problema. Além disso, continue acompanhando nossas novidades para aprender mais sobre decoração e assine nossa newsletter!