Espessuras de MDF: confira os principais tamanhos e suas aplicações em móveis

  • Postado em: 12 February 2019
  • Por: Anônimo (não verificado)

Entender os tamanhos de cada chapa pode deixar seu móvel mais resistente e aumentar sua durabilidade


Cada móvel tem suas especificidades, assim como as chapas que o compõe. Afinal, um móvel pronto possui vários tipos de MDF, com espessuras distintas e diversos tamanhos. As formas de aplicação variam de acordo com cada elemento do móvel e do local onde ele será colocado no ambiente.

Por isso, no post de hoje, explicaremos quais espessuras são essas e daremos algumas dicas para aumentar a durabilidade dos seus móveis de MDF. Confira!
 

Tamanho e espessura



As chapas de MDF possuem, em sua maioria, 1,83m de largura por 2,75m de altura. As medidas de comprimento variam de acordo com a marca, mas não muito. Já a espessura das peças são feitas em valores que vão de 3 a 30mm.

Apesar da variedade, os tamanhos mais utilizados em projetos de marcenaria são os de 6, 15, 18 e 25mm. Entretanto, os padrões ou cores do revestimento podem não ser feitos em todas essas espessuras. Por esse motivo, é preciso verificar a disponibilidade antes de iniciar um projeto.


 
Aplicações


As chapas de MDF com menor espessura são utilizadas para fazer o fechamento de algumas partes dos móveis. Por isso o fundo, que geralmente fica próximo a parede ou no fundo de gavetas, costuma contar com chapas mais finas. Entretanto, sua rigidez e resistência são menores que as demais espessuras. Por isso, é interessante saber qual a finalidade de utilização do móvel, a fim de dimensionar corretamente cada um dos componentes estruturais.

Outro fator a se considerar é se o MDF tem revestimento nas duas faces. Apesar de não ser necessário em todo tipo de móvel, há locais onde a umidade pode comprometer a estrutura da peça. Por isso, é interessante garantir essa proteção, pois ela fará toda a diferença. Além disso, as fitas de borda melhoram o desempenho da impermeabilização na superfície exposta do MDF.
 
Além disso, chapas menores, como as de 3 ou 6mm, também são utilizadas para complementar outras chapas. Exemplificando: você pode usar uma peça de MDF com 18mm com uma de 3mm para formar uma de 21mm. Isso pode acontecer conforme as necessidades do seu projeto. Pronto! Uma fita de borda dará o acabamento perfeito para a peça.



Espessura média


Já as chapas de MDF com 15mm ou 18mm são as mais usadas para estruturar os móveis. Afinal, por conta do seu processo de fabricação, essas peças adquirem mais resistência e densidade. Essas espessuras podem ser usadas também para fazer painéis de TV e divisórias personalizadas, assim como cabeceiras de cama. Entretanto, para a parte da frente dos móveis em MDF, é recomendado utilizar chapas de 18mm, que possui encaixe perfeito para puxadores de perfil de alumínio.



Prateleiras

     

 

Chapas de 18mm também são utilizadas para a confecção de prateleiras. Entretanto, é preciso se atentar ao peso disposto sobre as prateleiras e seu comprimento. O ideal é que elas tenham, no máximo, 70 cm de comprimento. Caso seja maior que isso, é preciso comprar chapas com espessura maior ou unir duas iguais para dar mais sustentação. Afinal, caso a chapa não seja instalada dessa forma, pode quebrar no meio ou empenar com mais facilidade.

 

 

 

 

 

 

 

Portas

    

 

 

As chapas de 18mm ou 25mm são utilizadas para fabricar portas de guarda roupa, armários e outros móveis com estrutura maior. O peso e a resistência dessas peças são ideais para aplicar puxadores, sistemas de correr e demais ferragens que irão deixar seu móvel mais eficiente.

Também podem ser utilizadas para adereços que porventura desejem ser colocados no móvel, como por exemplo espelhos.

 

 

 

 

 

 

Ademais, é importante saber que há mais opções disponíveis no mercado e que, caso um móvel seja produzido com espessuras de MDF erradas, podem causar grande prejuízo. Portanto, consulte sempre um profissional qualificado que possua um guia de tamanhos e possa fazer o procedimento ideal para cada móvel. Caso você tenha curtido nosso artigo, não deixe de compartilhá-lo! Além disso, acompanhe os próximos posts para continuar aprendendo sobre o universo da customização de ambientes!