Qual a melhor opção de torneira para banheiro? Confira nossas dicas e acerte na escolha!

  • Postado em: 2 May 2019
  • Por: Eduardo

Pode parecer inacreditável você se deparar lendo um texto sobre como escolher uma torneira para banheiro. Afinal, esse é um assunto simples não é mesmo? Aí é que você se engana! Uma bela torneira em seu banheiro pode torná-lo ainda mais charmoso e funcional.

Por isso, você precisa ficar atento a alguns detalhes essenciais na hora da escolha, como o material que ela é feita, seu fechamento, volume de água que despeja e muitos outros. Pensando nisso, fizemos esse post para que você não deixe nada passar despercebido e consiga escolher a torneira para banheiro certa. Confira!

 

Tipos

Com certeza você já chegou em algum local e se deparou com uma torneira diferente que te chamou atenção. Mas não é de torneiras exóticas que vamos falar. Pelo menos não agora. Veja abaixo os tipos mais comuns de torneiras, que você provavelmente já viu mas ainda não sabe suas características:

Convencionais

Possuem um só registro que realiza o controle de água, sem a possibilidade para a saída de água quente.

Misturadores

Permitem a saída da água quente e fria da mesma torneira, podendo variar na alavanca que geralmente pode ter uma para cada tipo (duplo comando) ou direções diferentes  para cada tipo (monocomando). Esse tipo é o menos indicado para banheiros, já que o ambiente não necessariamente precisa de duas temperaturas de água. A não ser, claro, que a água que sai do encanamento de sua casa seja gelada.

Temporizadas

As torneiras “automáticas” são as que você costuma encontrar muito em shoppings, por exemplo. Elas geralmente possuem um temporizador ou, em alguns casos, sensor de movimento. Por conta dessa característica, elas são perfeitas para a economia de água, pois evitam desperdícios voluntários ou dos mais esquecidos, que acabam deixando a torneira aberta enquanto escova os dentes, por exemplo.

 

Materiais

No mercado podem ser encontradas torneiras de dois tipos de material: Metal ou ABS. As de metal podem ser feitas de liga de cobre ou de zinco, latão e aço inoxidável. Os dois tipos funcionam da mesma forma, porém as que são produzidas com latão resistem mais ao desgaste ocasionado pelo tempo.

Já as de ABS, também chamadas de “torneiras de plástico”, geralmente são brancas, mas podem ser compradas em outras cores também. Possuem material menos resistente, por isso costumam durar menos do que as de metal.

Locais

Lugar de torneira para banheiro é na pia não é mesmo? Na maioria dos casos sim. Entretanto, elas podem aparecer em outros locais. Inclusive, alguns são até inusitados. Saibas onde torneiras podem ser colocadas, bem como as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de instalação, que é claro, irá variar de acordo com o tipo da decoração do seu banheiro.

Parede: o primeiro passo é verificar na embalagem se a torneira pode ser instalada na parede e na bancada. Outro ponto importante é verificar se o encanamento de sua residência também possibilita essa instalação. Esse modelo é uma boa opção para otimizar o espaço da bancada em banheiros pequenos. Afinal, ele possibilita que a parede e a torneira se tornem uma peça única.

Bancada: as mais comuns, certamente, são as torneiras instaladas diretamente na bancada. Por conta disso, também são as mais em conta para o seu bolso. Afinal, elas possuem uma grande diversidade de alturas. Isso te permite escolher o modelo ideal e o encaixe com a pia com muito mais facilidade.

Piso: Para quem busca um design diferente, essa é uma das boas escolhas! Escolha bem a sua pia, pois esse modelo requer modelos especiais. Além disso, esteja atento a instalação hidráulica, que nesses casos requerem mais especificidade já que a água sairá diretamente do piso.

Teto: Outra opção diferente e criativa para quem busca ideias originais. Também exige condições hidráulicas especiais, afinal a torneira ficará fixa no teto. Por sua própria natureza, não é muito recomendada para banheiros de uso cotidiano.

Viu só? Existe um universo de torneiras ainda muito pouco explorado. Mas agora ficou muito mais fácil escolher o modelo ideal para o seu banheiro. Além disso, para continuar a pensar no banheiro perfeito para seu lar, você pode conferir como decorá-lo com móveis planejados!