Estilo escandinavo na decoração: veja dicas de como ter na sua casa!

  • Postado em: 3 May 2019
  • Por: Eduardo

Simples e sofisticado, o estilo escandinavo vem tomando o gosto de muitos pelo clima aconchegante e charmoso que dá aos ambientes. Inspirado em tendências do norte europeu, esse tipo de decoração também é conhecido como estilo nórdico por se tratar da região da Europa que abrange os países Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia.

 

Foto: reprodução

 

Ele apresenta um conceito minimalista, realçando os tons claros, a iluminação natural, a amplitude de espaço, linhas retas e detalhes em madeira que contribuem para tornar o ar clássico e confortável. Conheça melhor esse modelo de decoração e veja como aplicar o estilo em sua casa neste post!

 

 

Origem

Tudo teve início com o jovem Carl Larsson, que desde a infância já era apaixonado pela arte. Nascido em 1853 e natural de Estocolmo (capital da Suécia), Carl tinha origem humilde. Ainda muito novo, ele trabalhou como ilustrador em jornais e revistas mas decidiu não seguir carreira.
 

O modo como os dois decoraram a casa, misturando elementos e criando projetos, de maneira contemporânea foi dando forma ao que hoje se conhece por decoração escandinava. Inclusive, a casa do casal se tornou um espaço cultural e, atualmente, serve de referência para o estilo.

 

Predominância do branco

O estilo faz o uso de uma paleta de cores neutras, porém dentre elas o realce está no branco mesclando com tons mais vibrantes nos objetos. Ele não só torna o ambiente mais leve, como também possibilita uma visão mais ampla do espaço por facilitar a difusão de luz.
 

Apesar do destaque ao branco, a mistura com cores neutras é um toque importante. Afinal, são elas que dão o tom acolhedor e harmônico da decoração.

Menos é mais

O minimalismo é uma das principais características do estilo, que por visar a amplitude não concorda com peças acumuladas. Mantenha os espaços livres e aposte em peças que te ajudem a fazer isso. Seus ambientes devem ser limpos, alinhados e sem muita informação.
 

Invista em móveis funcionais, divisórias e tudo que possa apresentar um clima clean. Além disso, procure ser o mais versátil possível com todos os itens, decore com simplicidade e requinte. Dessa forma, o ambiente facilmente se tornará em um local sofisticado e com uma boa sensação de espaço.

Mobília escandinava

Móveis rústicos, mobiliário revestido com linho e algodão, objetos artesanais e plantas naturais são os pontos fortes quando se fala na decoração escandinava. O melhor de tudo é que você nem precisa ter muitos itens: afinal, o que conta mais nesse estilo é a simplicidade! Com pouca coisa você já consegue remodelar o seu espaço e deixá-lo como deseja.  

Atente-se aos detalhes

Silhuetas simples e charmosas, luminárias, quadros que valorizem as linhas retas, cadeiras rústicas isoladas, tudo isso pode complementar a sua decoração. Além disso, mesmo com uma ideia um pouco “fria” devido a origem do estilo, você pode ajustar a um visual quente utilizando uma paleta de tons pastel. Já nos quadros, aposte em imagens limpas e até mesmo paisagens, em especial florestas.

 

Achou interessante e sentiu vontade de apostar nesse estilo? Uma boa dica é investir em acabamentos com MDF, já que a madeira é um item indispensável nesse tipo de decoração!