Tipos de laminados: descubra quais são e a aplicação ideal para cada um deles

  • Postado em: 3 March 2020
  • Por: Anônimo (não verificado)

Quer dar uma cara nova aos ambientes? Os laminados são perfeitos para isso. Práticos e com ótimo custo-benefício, eles são utilizados para revestir móveis, portas, armários e paredes. Por meio deles seus ambientes podem ganhar uma infinidade de cores e texturas. 

Porém, você sabia que existem três tipos distintos de laminados? Além disso, que a escolha do material interfere diretamente no resultado do projeto? Por isso, listamos aqui os tipos de laminados, suas características e onde eles podem ser usados. Confira!

 

Laminados melamínicos

Conhecido popularmente como fórmica, pelo motivo desta ser a marca líder no mercado, o laminado melamínico é excelente para revestir móveis e ambientes. Característico por sua praticidade, ele tem alta resistência. Logo, é indicado para móveis que serão muito utilizados. 

Para cada uso existe um tipo de laminado melamínico: horizontal, vertical, em curvas, paredes de alvenaria, dry-wall e azulejos, são alguns deles. Eles também são famosos por sua variedade de cores, desenhos e texturas. 

 

Laminados de madeira natural

Os laminados de madeira natural são feitos a partir de um corte fino na madeira, que são produzidos a partir de 0,8 mm. Eles são usados para revestir móveis de MDF e conferir a textura de um móvel de madeira maciça. O resultado fica incrível e leva muito menos matéria-prima. Além disso, os laminados de madeira natural podem ser aplicados em uma infinidade de móveis, mas seu uso se restringe às áreas internas. 

Como os laminados naturais possuem cores diferentes, eles são categorizados para venda de acordo com sua tonalidade. Entretanto, também é possível dar outras cores à matéria-prima por meio de dois processos. Confira quais são:

 

– tingimento: o laminado natural tem sua cor modificada por meio de processos industriais;

– pintura: o laminado é pintado quando apresenta manchas que formam cordões.

 

Laminados de PVC

Esse tipo de laminado, diferente dos outros, é fabricado em bobinas e vendido por metro. Isso evita o desperdício de material e permite que a área escolhida, seja piso ou móvel, seja coberta sem emendas. Existem modelos que simulam madeira, com acabamento fosco ou brilhante e em variadas cores. A vantagem aqui é a flexibilidade do material. 

 

Como escolher o tipo de laminado certo?

Na hora de comprar, você precisa saber qual tipo é mais indicado para o móvel ou ambiente em questão. Por exemplo: se quiser preencher espaços com muitas curvas, os laminados de PVC podem ser uma boa pedida pela maleabilidade. Entretanto, se a preferência é por resistência e durabilidade, os laminados melamínicos são os mais indicados pela qualidade superior do material.

 

Como limpar laminados?

A limpeza de todos eles pode ser feita com facilidade. Entretanto, é preciso consultar as especificações de cada fabricante para evitar o desgaste acelerado dos materiais. Já nos casos dos laminados naturais, o recomendado é revestí-los com material impermeabilizante para torná-lo menos suscetível ao desgaste prematuro. Já na hora da limpeza, utilize apenas um pano úmido. 

Agora que você já conhece os tipos de laminados, que tal ver algumas dicas de decor para incrementá-los na decoração dos ambientes? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades como esta em primeira mão!