Revestimento de fórmica: dicas e sugestões de aplicação
Revestimento de laminados de Alta Pressão
Os revestimentos de fórmica aplicados sob alta pressão, produzem uma resistência muito superior à de outros painéis com revestimentos, devido a uma película de proteção (overlay) que é colocada na superfície, além da aplicação de uma resina melamínica , feita de material nobre e espesso. Essa resina melamínica é considerada importante por sua resistência à umidade e incidência de atritos e riscos. Esse processo de revestimento é considerado de alta pressão pelas condições em que são aplicadas. Sobre uma superfície revestida através desse método, a pressão realizada é de aproximadamente 100Kgf/cm² em uma temperatura de 145º durante o período de 60 minutos.
Sobre os materiais de revestimento em Alta Pressão
Revestimento de laminados de Baixa Pressão
Os revestimentos em baixa pressão são processos mais simplificados, onde o material não fica exposto a nenhuma película de proteção, sendo apenas utilizada a resina melamínica. Ainda nesse processo, muitas empresas utilizam uma mistura feita com a resina melamínica e uma base de uréia para a aplicação do material na superfície. Nesse procedimento não são muitos os materiais utilizados. Apenas o MDF ou aglomerado e a aplicação de resina sobre o papel decorado compõe o processo como um todo. É um procedimento mais rápido e realizado sob pressão de aproximadamente 30Kgf/cm² com uma duração de aproximadamente um minuto.
Dicas para utilização do revestimento em Fórmica
Limpeza: Não há muitos mistérios para realizar a limpeza em revestimentos de fórmica. Um pano macio ou uma esponja, juntamente com sabão neutro, sem muitos produtos químicos, são mais que suficientes para uma superfície limpa e sem riscos. Passe um pano úmido sempre que derramar algo, embora a fórmica não seja um material que manche facilmente, é sempre bom manter preservado. É necessário que se utilize panos secos para que o material não fique úmido causando danos posteriormente.