Piso vinílico ou laminado: quais as diferenças e o ideal para sua casa

  • Postado em: 13 March 2019
  • Por: Anônimo (não verificado)

Se você está em busca de um revestimento para o chão de sua casa que tenha visual de madeira que não suja com facilidade e ainda, caso isso aconteça, possa ser limpo sem muito esforço, provavelmente você irá adorar o piso laminado ou piso vinílico. Eles podem ser colocados em diversos ambientes e sua aplicação é rápida, além de dar sofisticação e valorizar os locais onde são instalados.


Entretanto, a dúvida é qual deles utilizar em sua casa, certo? Se for isso, não se preocupe: apresentaremos nesse post cada um dos dois, fazendo recomendações de uso, aplicação e apresentando suas principais diferenças. Dessa forma, você poderá escolher o que mais se adequa ao projeto do espaço sem medo de errar. Curtiu? Então continue lendo para saber qual o revestimento de piso certo para o seu lar!

 

Piso vinílico

Piso vinílico ou laminado - aplicação de piso vinílico

 

O piso vinílico é um revestimento feito a partir do cloreto de vinila, o famoso PVC. Suas principais características são o poder de conservação da temperatura, o que lhe concede excelente conforto térmico, a capacidade acústica, conseguindo abafar certos sons, como os de passos e o fato de que ele é antialérgico. Mais conhecidos por simular madeira, esses revestimentos possuem uma infinidade de modelos, como os de piso queimado e mármore, que são facilmente encontrados em lojas especializadas.

Além disso, diferente dos materiais que ele simula, esse tipo de revestimento pode ser aplicado em diversos ambientes da casa, como salas de estar e jantar, cozinha, quartos e corredores. Entretanto, seu uso não é recomendado em locais que possui umidade elevada, como o banheiro.

Ele não possui resistência para suportar grandes quantidades de água nem exposição contínua a ambientes molhados, portanto a instalação nesses locais devem ser evitadas. Já para limpá-lo, o ideal é utilizar um pano úmido e seu produto de preferência. Ademais, você pode comprá-lo em réguas, mantas ou placas.

 

Tipos de pisos vinílicos
 

O piso vinílico vendido em forma de manta foi o primeiro a surgir no mercado. Além de ser mais barato, esse tipo é facilmente instalado sobre outros pisos. Entretanto, o local onde ele será colocado precisa estar liso e sem relevo. Ademais, o piso vinílico deve ser posto em ambientes espaçosos, pois sua instalação fica ainda mais fácil.

Já o piso vinílico autocolante já possui aderência própria, o que também lhe confere facilidade de instalação. Ele pode ser encontrado tanto em manta quanto em peças menores, em formato de régua. O piso vinílico em click, por sua vez, é vendido em placas que são encaixadas umas nas outras. Isso também o torna simples de instalar. Além disso ele é mais resistente, e por esse motivo possui preço maior que os outros modelos citados acima.

 

Piso laminado

Piso vinílico ou laminado - aplicação de piso laminado

O piso laminado é outro tipo de revestimento que imita piso de madeira e tem efeito incrível! Ele é composto em réguas de HDF, um painel de madeira com alta densidade. O que difere um tipo de piso laminado do outro é a estampa que ele recebe em sua superfície. Além da facilidade de aplicação, ele pode ser instalado sobre um piso já existente em sua casa.

O piso laminado também possui diversas características semelhantes às do vinílico, como propriedades térmicas e o fato de ser hipoalergênico, por não acumular partículas de poeira. Além disso, sua durabilidade é um destaque a ser feito.

Já em relação aos cuidados, o principal deles é com a umidade. Não é recomendado instalá-lo em áreas que ficam molhadas com facilidade, como banheiros, além de ambientes externos. Além disso, certos modelos podem se tornar escorregadios caso sejam molhados.

Entretanto, a principal diferença é que ele é vendido apenas em réguas e aplicado como o vinílico em click. Além disso, sua fixação é feita com o uso de uma cola específica para esse trabalho. Isso garante a permanência do material no piso do ambiente.

Para a limpeza do piso laminado, o ideal é utilizar vassouras de cerdas macias, sempre passando-as na direção da placa aplicada, além do uso de aspiradores de pó. Ademais, um pano úmido com desinfetante também pode ser utilizado para limpar, mas é preciso ter cuidado com os produtos que se utiliza.

Já para realizar a limpeza dos espaços que ficam entre uma placa e outra, você pode utilizar uma escova - também macia - para retirar sujeiras que porventura possam surgir. Nunca utilize objetos pontiagudos.

É importante verificar se o piso esteja devidamente liso e nivelado. Caso o local seja feito de concreto, é importante que o local esteja seco e sem pontas. Além disso,  a instalação dos revestimentos, sejam eles de piso vinílico ou piso laminado, são procedimentos que precisam de auxílio profissional para serem realizados.

 

Entendeu as diferenças entre piso vinílico e laminado? Se sim, compartilhe com quem também deseja dar novos ares a sua casa! Aproveite para se cadastrar em nossa newsletter para saber sempre que sair post novo no blog e conferir em primeira mão as melhores ofertas da Madeiras do Brasil!