Painel de MDF recortado: o que é, principais vantagens e como usar
Se você quer renovar um ambiente, dividi-lo ou deixá-lo mais aconchegante, o painel de MDF recortado pode ser o que você está procurando. Afinal, esse tipo de estrutura é fácil de instalar, possui ótimo custo-benefício e é feita de um material sustentável. Além disso, as formas de uso são diversas, o que fazem dele um material versátil. Ficou interessado? Então confira dicas de como usar painel de MDF recortado na decoração!
O que é o painel de MDF recortado?
Os chamados painéis de MDF vazados - ou recortados - são peças coringa em uma série de novos projetos residenciais. Afinal, as tendências de apartamentos compactos e projetos arquitetônicos integrados tornam-se cada vez maiores. Com isso, as peças ganham uso não apenas decorativo, servindo de revestimento para paredes, como também ganharam a missão de separar ambientes.
Uma outra vantagem de utilizar esse tipo de painel em seu projeto é o alto nível de personalização da peça, visto que seu recorte é altamente personalizável. Portanto, pode-se criar painéis de uma infinidade de formas, desde geométricas até as mais figurativas, que simulam desenhos. Após a conclusão do serviço decorativo, a peça também pode receber o acabamento que for mais adequado para o projeto proposto. Pintura, laqueação e envernização são alguns deles. Legal, né?
Onde usar painel de MDF recortado?
Assim como as paredes de alvenaria com cobogós, os painéis de MDF recortados são utilizados principalmente para dividir ambientes. Entretanto, a diferença de usá-los para esse fim em vez de construir uma parede de cimento é não precisar fazer uma reforma.
Além dessa vantagem, o painel de MDF também é um item de decoração funcional, pois permite a passagem de iluminação e circulação de ar pelo ambiente. Essa proposta é, além de moderna, uma alternativa prática. Isso porque a retirada do painel pode ser retirada com muito mais facilidade.
Só por esse motivo já seria suficiente apostar na tendência. Porém, seu uso não é restringido apenas a esse fim: afinal, pela sua versatilidade, a peça pode figurar entre uma série de ambientes como um painel decorativo em salas de estar, jantar e até quartos.
Cuidados na utilização de painéis de MDF recortados
Apesar das vantagens, a instalação de painéis de MDF recortados necessitam de alguns cuidados. O primeiro deles é em relação a instalação, que precisa ser feita por um profissional especializado. O segundo é em relação ao acabamento: lembre-se que o ambiente onde a peça ficará pode demandar cuidados específicos. Portanto, atente-se ao tipo de acabamento que o painel precisa para não perder tempo de vida da peça.
Já em relação à limpeza, não é preciso muito: obedeça as instruções do fabricante do tipo de acabamento escolhido, que irá variar. Entretanto, o consenso aqui é nunca utilizar produtos abrasivos. Agora que você já conhece o painéis de MDF recortados, que tal entender mais sobre o material? Aqui em nosso blog você encontra artigos que explicam a finalidade de cada espessura de MDF, as formas de uso do material cru e como utilizá-lo para revestir paredes. Ademais, para acompanhar as novidades, não deixe de se inscrever através do formulário abaixo!