MDF para cozinha: saiba quais são os tipos ideais e como escolher

  • Postado em: 5 April 2019
  • Por: Anônimo (não verificado)

Diferente do que possam pensar os leigos, MDF não é tudo igual! Há vários tipos adequados de acordo com a sua funcionalidade. Os principais tipos oferecem muitas vantagens e são os mais escolhidos pelos profissionais. Há tipos ideais para uso em cada cômodo do seu imóvel, como por exemplo a cozinha, local no qual os móveis modulados estão presentes em peso.

Em geral o MDF é produzido com madeira de reflorestamento e recebe diferentes tratamentos a fim de produzir efeitos diversos. É uma placa, também nomeada lâmina, composta por fibras de média densidade. São fibras junto à madeira, que com o acréscimo de resina e alta pressão e temperatura dão esse resultado que conhecemos. Saiba mais sobre os tipos de MDF e veja o melhor para a sua cozinha.

Tipos de MDF

Como dissemos, os tratamentos conseguem diferenciar as lâminas e elas são empregadas de acordo com essas particularidades. Veja os tipos de acordo com cada acabamento:

 

Resistente à umidade (MDF Ultra)

 MDF para cozinha - resistente a água   Resultado de imagem para cozinha mdf ultra

Essa qualidade passa por um processo chamado de acetilação patenteado, isso possibilita maior resistência à umidade. É também um material de grande resistência e durabilidade.

 

 

Retardador do fogo (MDF Fire)

Resultado de imagem para mdf resistente a fogo   Resultado de imagem para cozinha mdf fire

É feito com eucalipto e resinas que possuem a função de retardar o avanço do fogo. É indicado para aqueles locais que corram risco de incêndio. O que faz esse MDF diferir dos ligados à resistência é a adição de halogênio em sua composição. Assim como o tipo anterior, é indicado para locais propensos à incêndios.

 

 

Laminados

Imagem relacionada   Resultado de imagem para laminados

 

Os laminados possuem um revestimento composto de resina melamínica e uréia. Esses são também resistentes e muito usados para móveis.

 

Qual MDF usar na cozinha?

 

Agora que já listamos os tipos, sabemos os processos e compostos que fazem com que haja diversas qualidades de MDF, entendemos, portanto, os critérios para escolha. Normalmente, o profissional envolvido no projeto da cozinha saberá indicar o que mais se encaixa nas suas necessidades.

Para cozinhas de imóveis residenciais, é usual empregar MDF que resista à envergaduras, por conta dos armários e também umidade, quando pensamos em locais como pias. Em razão disso, indicamos todos os que foram mostrados: os normais revestidos com laminados melamínicos (fórmica), os resistentes à umidade (Ultra) e os retardadores da ação do fogo (Fire). Entretanto, o que vai decidir qual desses materiais será usado é a finalidade do projeto.

Em residências, o ideal é que se utilize os laminados ou revestidos com melamínicios (fórmica), além do Ultra, por sua ação repelente à água. Porém, se seu projeto é um restaurante de cozinha, por exemplo, pode ser mais interessante utilizar o Fire. Por fim, nada impede também que haja uma mistura de materiais na confecção dos modulados de um mesmo projeto. Converse com um marceneiro de sua confiança e veja qual dos materiais melhor se adequa ao ambiente que você deseja mobiliar.

Viu como é importante saber os tipos de MDF para escolher? Já escolheu o ideal para colocar na sua cozinha? Agora você já sabe o que colocar em sua cozinha para obter o efeito desejado garantir um resultado lindo sem perder a funcionalidade que o tipo selecionado possa oferecer. Lembre-se: tenha sempre um profissional para orientação, a fim de que não haja problemas no futuro.