MDF, MDP e compensado: entenda as diferenças e vantagens de usar cada um deles

  • Postado em: 13 March 2019
  • Por: Anônimo (não verificado)

Você já deve ter se perguntado por que existem móveis feitos com MDF, MDP e compensado e qual deles é melhor. Na verdade, há muitos outros tipos de madeiras, porém esses são os materiais mais utilizados em casas, apartamentos e escritórios.

Entretanto, a imensa variedade de matérias-prima acaba confundindo quem deseja adquirir seu mobiliário, principalmente se ele for feito sob medida. Dessa forma, é preciso entender cada um desses tipos de chapa e avaliar suas características, durabilidade e resistência para entender suas principais diferenças. Com esse conhecimento, será bem mais fácil montar sua casa e conservar todo o mobiliário adquirido.

 

Por isso, fizemos esse post para te apresentar as vantagens e particularidades do MDF, MDP e compensado. Se interessou? Então continue lendo e tire dúvidas sobre a utilização desses materiais. Você não vai se arrepender. Boa leitura!

 

MDF

 MDF MDP ou Compensado - Chapas de MDF 

É uma placa de fibra de média densidade. O Middle Density Fiberboard (MDF) é feito a partir da junção de várias lâminas de madeira, que são unidas por uma resina através de pressurização. Versátil, o material é muito utilizado pela facilidade de trabalhá-lo em acabamentos e revestimento, permitindo que sejam feitos projetos de design mais ousados e com curvaturas com facilidade.

 

O processo de recorte para painéis personalizados também é possível com o material. Por possuir essas características, grande parte do mobiliário de uma casa ou apartamento pode ser feito de MDF. Além disso, ele possui diversas espessuras, que o torna ideal para a construção de certos tipos de móveis.

 

O método utilizado para fabricar esse tipo de material o dá certa resistência à umidade, assim como a cupins. Entretanto, seu uso sem revestimento não é recomendado em áreas externas ou ambientes onde há presença de encanamentos e contato direto com a água, como cozinhas e banheiros.


 

MDP

 MDF MDP ou Compensado - Chapas de MDP 

Feito com partículas de madeira, o Medium Density Particleboard (MDP) se difere do MDF pelo seu processo de fabricação. Apesar de também ser produzido por um processo de aglutinação de fibras e pressurização, existem três camadas em uma chapa de MDP: uma grossa em seu miolo e duas mais finas nas superfícies.

 

Diferentemente do que se pensa, a tecnologia empregada atualmente na fabricação de chapas de MDP o fazem melhor e mais resistente que o antigo aglomerado, material pelo qual ele é confundido com frequência.

 

Isso garante ao produto maior resistência a empenamento e à retirada de parafusos. Além disso, ele é mais leve que uma chapa de MDF. Já a sua aplicação é ideal para projetos de linha reta e baixo relevo como caixas, portas, gavetas e prateleiras lineares.

 

Compensado

 MDF MDP ou compensado - Chapas de compensado de pinus 

É um tipo de madeira fabricada a partir de placas finas de madeira. Também chamado de contraplacado, o compensado é produzido basicamente como os outros tipos de fibras de madeira já mencionados anteriormente.

Entretanto, sua diferença em relação às outras é sua resistência a rachamentos, encolhimentos e torções. Devido a isso, esse material tem ampla utilização, tanto na fabricação de móveis quanto na montagem de estruturas da construção civil. O que define seu uso são suas subcategorias, que são:

Laminados: é o tipo ideal para ser utilizado em ambientes internos. Entretanto, precisam de acabamentos em madeira ou fórmica;   

Sarrafeado: usado principalmente na construção civil. Ideal para fazer portas, tapumes e piso de palcos;

 

Naval: com maior resistência à água e às chamas, esse tipo é perfeito para compor ambientes externos.

 

Entendeu as diferenças entre MDF, MDP e compensado? Se tiver qualquer dúvida, deixa aí nos comentários que teremos o maior prazer em responder! Além disso, caso você esteja procurando tipos de material para construção de móveis, recomendamos este artigo que fala sobre corrediças para gavetas e quais delas devem ser utilizadas nos seu móveis.

 

Por fim, se quiser saber quando tiver novidades em nosso blog, assine o formulário aí em cima e receba antes de todo mundo!