Acabamento para MDF: saiba quais são as principais opções

  • Postado em: 13 March 2019
  • Por: Anônimo (não verificado)

Móveis feitos sob medida certamente são uma excelente opção para quem busca aproveitar cada centímetro de sua casa. Entretanto, para que esses móveis deem estilo e elegância ao seu lar, eles precisam de um bom acabamento. As opções são várias, e isso confunde quem não tem familiaridade com a marcenaria.

 

Além disso, podemos acabar deixando de aplicar a melhor solução por não saber que existe um produto ideal para nossa necessidade. Entretanto, não se preocupe: listamos neste post as principais opções de acabamento para MDF e as características de cada um deles. Confira quais são eles e valorize seus ambientes da forma certa!

 

Laminado melamínico de baixa pressão (BP)

 

O laminado de baixa pressão (BP) se difere dos outros tipos de acabamento por ser considerado de média resistência a agentes abrasivos. Isso porque ele é constituído apenas de duas camadas: o papel decorativo e a resina melamínica. Eles são prensados e se fundem. Por conta disso, ele não contém outra proteção além da resina. Entretanto, eles garantem boa durabilidade aos móveis, caso sejam tomadas as devidas precauções.

 

Laminado melamínico de alta pressão (Fórmica)

É considerado muito mais resistente que o BP. Afinal, em seu processo de composição são adicionadas, além da resina melamínica e o papel decorativo, a intensidade da prensa é diferente, assim como a temperatura. Além disso, o painel recebe folhas de papel Kraft. Isso garante à Fórmica maior resistência a umidade e aumenta a durabilidade dos móveis. Devido à sua resistência a impactos, o acabamento de fórmica é mais indicado para revestir móveis em cozinhas e banheiros.

 

Tamponamento

 

A técnica de tamponamento é, em suma, colocar uma borda extra ao móvel em questão. Isso o deixa mais protegido, ao mesmo tempo que dá um ar de elegância. Nesse caso, é feita uma caixa com acabamento para MDF, onde o móvel será colocado. Esse tipo de acabamento é ideal para móveis que foram revestidos com materiais mais frágeis, como o BP. Conhecida como borda de armários, nesse tipo de acabamento geralmente é utilizada uma textura que simula a madeira para revestir a chapa de MDF que servirá de proteção para o móvel.   


Laca

 

O processo de laqueamento de um móvel consiste na aplicação de diversas camadas de uma tinta específica no móvel. Logo após, a superfície é polida e ganha textura fosca ou brilhosa, a depender do projeto. Apesar de ser um procedimento considerado caro, a superfície do móvel se torna impermeável, além de protegê-la de corrosão.

É importante ressaltar que a laqueação não dá resistência ao móvel, sendo o mais frágil dos acabamentos citados. Além disso, seu processo não permite que a manutenção seja feita apenas em uma área específica do móvel. Portanto, qualquer restauração engloba o móvel inteiro. Ademais, pelo fato de a limpeza ter que ser cuidadosa, produtos abrasivos jamais devem ser utilizados na superfície.

 

Entendeu quais são os tipos de acabamentos para MDF? Identificou qual deles você quer utilizar em seus móveis? Então saiba que na Madeiras do Brasil você encontra uma infinidade de opções para seus projetos de móveis sob medida. Confira onde estamos e comece o quanto antes a transformar os ambientes da sua casa!